terça-feira, 19 de janeiro de 2010

SALVADOR: A CAPITAL DA SUJEIRA

Coletando dados em apenas um dia de pesquisa , em uma área restrita , o Fantástico elege a capital baiana como a campeã em sujeira urbana.

Um título nada agradável a ser ostentado por Salvador, em plena alta estação do turismo e nas proximidades de mais uma folia momesca. Em reportagens exibidas no dia 10/01 e 17/01 no programa Fantástico da Rede Globo, a cidade é colocada na primeira colocação em um ranking que mede a poluição das praias e ruas como fruto da falta de educação da população em seu costumeiro hábito de depositar o lixo longe dos depósitos e lugares apropriados.
Medida a quantidade de lixo recolhido na extensão da Praia de Piatã, na cidade de Salvador, em 1 KM de extensão durante um dia , chegou-se a quantidade de 7,5 toneladas contra cerca de 6 toneladas recolhidas na Praia do Futuro, em Fortaleza. Na matéria foram exibidas ainda cenas típicas de sujeiras nas praias brasileiras , quando restos de comidas, copos descartáveis e outros, são lançadas na areia, apesar da proximidade de lixeira, a exemplo do prato de acarajé da banhista de Salvador.

Exemplos típicos do trato inadequado com o lixo também reproduzido pelas ruas das principais cidades brasileiras, conforme detectou a equipe no Fantástico. E novamente a capital baiana lidera a lista, apresentando cerca de 1,2 toneladas de lixo recolhido no chão fora das lixeiras, em um único quilômetro da Avenida Sete de Dezembro, região central da cidade, durante um dia útil de semana.

A primeira posição de Salvador, nesse ranking da sujeira urbana, é vergonhoso, mas nem um pouco surpreendente para quem mora na cidade e convive com exemplos outros de falta de educação, como o desrespeito às leis de trânsito e ao lei de silêncio, provocada esta pelos sons de carros, bares e eventos musicais que ultrapassam os limites do bom senso, incomodando todos a sua volta. São problemas típicos de convivência social existentes em grandes metrópoles e conglomerados urbanos, de maneira que seria prematuro fazer qualquer abordagem mais precisa sobre o fato, assim como discutir possíveis determinantes sócios culturais que conduziria Salvador ao primeiro lugar nesse ranking da sujeira urbana.
Até mesmo porque problemas como a falta de civilidade não é um fenômeno localizado ou regional, uma vez que a reportagem do Fantástico colheu imagens em diversos locais do Brasil e colocou o Rio de Janeiro, localizado na região Sudeste, no 4º lugar na lista de sujeira urbana. O depósito de lixos em locais inadequados ou impróprios como encostas ou ruas é uma realidade também para as populações do Sudeste e Sul do país, que enfrentam problemas como alargamento de vias públicas e deslizamentos de terra diante de fortes chuvas ou tempestade.
E assim como tudo em linguagem televisa e comunicação midiática é superficial, as vezes apelativa, eis que sempre surgem conclusões preconceituosas pelo fato dos três primeiros lugares do ranking serem ocupados por representante do norte e nordeste , enquanto que a “européia” Curitiba ostenta o direito de campeã da limpeza. Antes de fazer qualquer associação bairristas é importante colocar que o ato de jogar lixo em via pública é apenas uma das muitas representações da mentalidade egoísta e individualista dos tempos atuais, em suas inúmeras manifestações de falta de respeito ao espaço do outro, potencializadas em uma cultura como a nossa, onde o desrespeito a leis e normas pré-estabelecidas é um elemento histórico.
E nessa degradação dos costumes, dos valores e de qualquer senso de responsabilidade com relação ao meio em que se vive, o ato de poluir o ambiente em que se vive é apenas a ponta de um iceberg, que revela ao final, a tônica da selvageria em que todos vivem. Mas para essa sociedade nossa, imediatista, comumente tendenciosa em simplificar fatos em números, é possível em apenas um dia de coleta de dados em uma área pequena de amostragem, traçar diagnósticos conclusivos.

TEXTO: Andréia de Oliveira
VÍDEOS: YOU TUBE

6 comentários:

  1. Essa metodologia dessa pesquisa é no minimo duvidosa. Engraçado que na materia eles mostram as cenas das cidades e não citam os nomes dos lugares. Se não me engano as ruas de Salvador aparecem uma única vez e rapidamente.

    ResponderExcluir
  2. SALVADOR É MALCUIDADA E O POVO MAU EDUCADO . A JUSTIÇA FOI FEITA.

    ResponderExcluir
  3. Vergonha para a cidade do Salvador!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. A Bahia é uma terra abençoada por deus por que tem um prefeito que aceitou jesus e trabalha para a glória do nosso senhor! Isso é injustiça dessa globo que gosta de atacar os evangélicos. Sergio de Jesus

    ResponderExcluir
  5. de uma certa forma nada do que foi dito é mentira , os baianos muitas vezes não tem respeito pela sua própria cidade!

    ResponderExcluir
  6. Realmente! Estou aqui a 6 meses. Vim de Santa Catarina. Me apavora a sujeira das praças e das praias, o acumulado de mendigos nas praças, o mal atendimento de vários bares e restaurantes.
    Exemplo a praça que fica em frente o ISBA no bairro Ondina e muito me impressiona, visto que a casa do governador fica a bem dizer de frente para ela. O numero de mendigos e cachorros nessa praça é impressionante e a cada dia eles multiplicam-se. Ali eles cozinham, fazem suas necessidades, inclusive o cheiro de urina....bom deixa pra lá....,roupas, lixo, é uma vergonha. Não existe um responsavel nessa cidade que possa cuidar dessa situação? Deveria haver um trabalho de concientização. Acho belissima as praias, mas como dividir o mar e a areia com um monte de cachorro. É doentil. O governo desse estado deveria fazer uma campanha de concientização, atraves de midia e outras maneiras, afim de concientizar o povo daqui a deixar a praia limpa, comeu, bebeu, quando for embora, peguem o lixo e depositem na lixeira.
    Pode levar um tempinho, mas melhora e muito. O povo daqui vive dessas belas naturais, deveriam portanto cuidar melhor dela.

    ResponderExcluir