sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A SAGA DA DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA

Suspensão do funcionamento dos canais de TV a cabo e crise na economia , expõe as mazelas do Governo de Chávez na Venezuela.


*Por Andréia de Oliveira

A velha saga do conturbado passado político que a América Latina enfrentou no passado, manifesta-se com todo vigor em pleno século XXI, na Venezuela, país que atravessa forte crise social , política e econômica, e mais uma vez aparece no noticiário internacional ostentando o seu delicado quadro institucional. Dessa vez a decisão do presidente Hugo Chávez , que cancelou a transmissão de 06 canais a cabo no país , no dia 23 de janeiro, expõe os problemas internos do país , em meio ao acirramento de sua crise social e política.

O alvo de Hugo Chávez teria sido os canais de televisão como a RCTV, antiga opositora do governo venezuelana, que para fugir da Lei de Responsabilidade Social em Rádio Televisão, transfere a sede para os Estados Unidos e passa a funcionar como um canal a cabo internacional sob a denominação de Radio Caracas Television Internaciona (RCTVI). A emissora é tida como articuladora de uma tentativa de golpe de estado contra o governo em 2002 quando conclamou o povo a manchar para o Palácio de Miraflores para derrubar Chávez.

O líder venezuelano, notório por suas posições contrarias ao imperialismo norte-americano , tem em seu governo ainda a marca de outras ações e controversas , quando em fevereiro de 2009 promoveu um referendo popular que lhe concedeu o direito de reeleição ilimitada. Há mais de 10 anos no poder Chávez que pretende promover a chamada “revolução boliviana”, enfrenta atualmente uma forte crise econômica, com racionamento de energia, desvalorização cambial e ameaças de desabastecimento.

O clima de incerteza econômica aliado as medidas de cerceamento da liberdade de expressão no pais , provocam uma onda de onda protesto e manifestações populares, polarizando a disputa entre os defensores e opositores de Chávez. O Brasil, que em dezembro de 2009 , já havia aprovado a entrada da Venezuela no MERCOSUL , mesmo a despeito da oposição de parlamentares e da cláusula que impede a adesão ao bloco de países com regimes não democráticos, tem como conduta a neutralidade ante a situação interna venezuelana.


FONTES: PORTAL G1 /REVISTA ÉPOCA

FOTOS: JORNAL DE NOTICIAS - JUAN BARRETO /AFP



3 comentários:

  1. LULA É UM ESTADISTA PERFEITO E O BRASIL NÃO TEM QUE INTERVER NOS ASSUNTOS DA VENEZUELA. O PAÍS DEVE SE PREOCUPAR COM A RELAÇÃO COMERCIAL COM A VENEZUELA POR ISSO FEZ BEM EM ACEITAR O PAÍS NO MERCOSUL.

    ResponderExcluir
  2. Qualquer ditadura seja de esquerda ou de direita deve ser combatida. A OEA e a ONU estão sendo omissas com relação a Venezuela.

    ResponderExcluir
  3. O problema da Venezuela é também econômico. A economia é extremamente dependente do petroléo e não produz produtos básicos, daí a razão dos problemas de desasbastecimento. Existe também um enfraquecimento das instituições democráticas por lá. Um quadro bem diferente do Brasil.

    ResponderExcluir