sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

HAITI : EQUÍVOCOS E PRECONCEITOS

Preconceito, indiferença e intolerância religiosa dão o tom de algumas declarações após o trágico acontecimento do Haiti.
Por Andréia de Oliveira


Como se não bastasse o dantesco cenário vivido pelos haitianos que perecem perambulando pelos escombros da capital Porto Príncipe em busca de alimentos, água ou remédio, eis que surge um veredicto dos insensíveis e desumanos, embasada pelo velho clamor do fundamentalismo religioso. Sem saber que as câmeras de uma equipe de televisão estavam ligadas o cônsul do Haiti no Brasil George Samuel Antoine afirmou que a desgraça estaria sendo boa pois estava trazendo divulgação.
Não contente em demonstrar insensibilidade à dor e ao sofrimento de seus próprios compatriotas , o cônsul do Haiti no Brasil atribuiu as causas do terremoto no Haiti, ao culto de religiões de origens africanas por boa parte da população do Haiti. Foram essas as palavras que o cônsul haitiano proferiu ao lado de um funcionário da representação diplomática , veiculadas em uma matéria exibida no SBT Brasil no dia 14 de janeiro: “A desgraça de lá está sendo uma boa pra gente aqui, fica conhecido" ........ "Acho que, de tanto mexer com macumba, não sei o que é aquilo... O africano em si tem maldição. Todo lugar que tem africano lá tá f*..."

Difícil imaginar o que poderia passar pela cabeça do cônsul haitiano, que mesmo a despeito das declarações de indiferença diante de tamanha tragédia, afirma no restante da reportagem possuir mais de 100 parentes no país devastado pelo terremoto, enquanto segura um terço entre as mãos, dito por ele como símbolo de amparo. Mas se errar é humano, pedir desculpas também e dessa maneira diante das repercussões negativas do fato, George Samuel Antoine, que mora no Brasil desde de 1975, reuniu a imprensa em entrevista coletiva no seguinte dia e atribuiu suas declarações desastrosas a dificuldades com o idioma português: "Meu português não é bom. Jamais desejaria mal ao meu país. Não estou falando que estou perfeito e nem estou acostumado com tantas pessoas me acompanhando". Falo diversos idiomas, mas não estudei português, erro às vezes”*

Equivocadas ou não, as declarações do cônsul haitiano servem como um pretexto para que se discuta outro tema bastante recorrente quando acontecimentos naturais são comumente atribuídos a castigos divinos. Não são poucos os que se aludem a explicações religiosas na tentativa de justificar as suas próprias omissões ou até mesmo fenômenos naturais, como terremotos ocorridos por instabilidades geológicas, em lugares como o Haiti, situado próximos a duas grandes placas tectônicas, a da América do Norte e a do Caribe, que possui atividade e movimento frequente.
RELIGIÃO DO HAITI – O catolicismo é a religião oficial do estado, possuindo o maior número de seguidores, sendo acompanhada pelo Protestantismo que ocupa o segundo lugar. O vodu haitiano refere-se a práticas realizadas a partir da junção do catolicismo e das regiões de raízes afro, sendo atualmente professada por um número pequeno da população, frequentemente associada a ritos malignos ou satânicos.
E assim com base nesse suposto vínculo existente entre religiões africanas e satanismo levantam-se suposições fantasiosas , infundadas e preconceituosas. Pat Robertson , pastor norte-americano , dono do canal “ Christian Broadcasting Network, afirmou categoricamente em seu programa de TV: "Os haitianos estavam sob o jugo da França (...). Eles se uniram e fizeram um pacto com o diabo. Disseram: 'Serviremos a ti caso nos liberte da França'", aludindo-se a uma possível maldição que assola um dos países mais pobres do mundo.
Uma declaração um tanto quanto lunática e desprezível, dado o senso de superioridade e oportunismos atribuído a muitas denominações religiosas da atualidade que embutidos do mais puro autismo , menosprezam e inferiorizam aqueles que não professam a sua fé.
E para o Deus Ocidental que muitos cultuam, uma personalidade antropomorficamente criada, a ira , a vingança e o castigo são atributos normais, prontos a serem desferidos contra um povo descendente de escravos que praticava uma religião primitiva oriundo das tribos africanas.
Por incrível que pareça esse pensamento notadamente medieval ainda está presente em nossa sociedade, manifestando-se por meio de declarações intolerantes e preconceituosas contra a cultura e religião proliferada pelo outro. Lamentável que esteja sendo utilizado agora por alguns diante do sofrimento extremo de um povo, em total oposição aos princípios de amor, compaixão e solidariedade que as próprias religiões apregoam.

* INTEGRA DA NOTA EMITIDA PELA EMBAIXADA


“Lamentamos profundamente o fato ocorrido apresentado pelo SBT em 14 de janeiro, sendo que a divulgação de pequena parte da conversa levou a uma interpretação equivocada que ora se esclarece. Vez que a frase expressada pelo senhor cônsul do Haiti em São Paulo, fazia parte do contexto de uma conversa quem mantinha com um cidadão, que aparece na entrevista, o qual não é repórter e sim presidente do Conselho do Instituto Americano de Pesquisa, Medicina e Saúde Pública. Trata-se do sr. Dr. Roberto Marton. E estava naquele momento disponibilizando uma ajuda humanitária, organizando recrutamento de voluntários profissionais da saúde. O Dr. Roberto esteve naquele país meses atrás, com o próprio cônsul, assinando um protocolo de cooperação técnica na área da saúde da mulher.
"A dificuldade do Sr. cônsul na utilização da língua portuguesa, levou-o a um erro de expressão. Na verdade, a intenção foi enfatizar que o trágico acontecimento no Haiti fez com que o mundo todo voltasse os olhos para os problemas do seu povo. Inclusive aqui no Brasil, possibilitando assim, maior ajuda humanitária para a reconstrução do país. Nunca, teve a intenção de promoção pessoal, e sim, a intenção de difundir as dificuldades enfrentadas pela sua gente, que grande parte da população vive abaixo da linha da pobreza, sempre em busca de maior ajuda mundial.
"O Sr. cônsul, nasceu em Porto Príncipe, possui familiares de origem africana, seu bisavô Philippe Guerrier, da raça negra, foi presidente do Haiti (1844/45); sendo que o Sr. Antoine veio para o Brasil, e em 1975, foi nomeado cônsul.
"Esclarece, que em nenhuma oportunidade tomou atitude racista, tendo se expressado, tão somente, que os povos de origem africana são sofredores em várias regiões do mundo. O cônsul jamais criticou a religião africana, mantendo grande respeito por todos os tipos de crenças pela própria característica do seu país.
"O cônsul-geral do Haiti em São Paulo pede desculpas a quem de alguma maneira tenha se sentido ofendido”

FONTES: PORTAL TERRA
REVISTA VEJA
RADIO METROPOLE
VÍDEOS: YOU TUBE


8 comentários:

  1. AGORA SE DESCULPAR POR QUE TEM UMA BOA OCUPAÇÃO SOCIAL, PQ ELES SÃO NEGRO MAIS DERAM MUITO DE SI PARA QUE O MUNDO CHEGASSE ATÉ AQUI TUDO FOI FRUTO DA NATUREZA EM QUE O HOMEM NÃO ESTÁ TOMANDO AS PROVIDÊNCIA NECESSÁRIA SOBRE O MEIO AMBIENTE,E OS JUDEUS QUE CULPAS TIVERAM, JOANA DARC , OS CRISTÃO, OS PADRES DO PASSADO, NÃO LÊ SOBRA HISTORIA GERAL?E JESUS CRISTO QUE CULPA TEVE?

    ResponderExcluir
  2. Antonio R+C
    Essa justificativa do Deus vingador é tipico das religiões ocidentais, que constroem uma imagem de Deus a semelhança dos homens, mas sempre em posição superior a nós. Como
    espiritualista acredito na lei de ação e reação e no processo cármico que justificaria a própria reencarnação dos hiatianos em uma região propricia a terremotos. Mas não vejamos isso como castigo, nem nos julgemos superiores a eles porque somos crentes em Deus ou coisa assim. E nesse caso quase todas essas relogiões de origens protestante , digo as novas, pensam e agem assim. Não consideram os outros, nem a importância de religiões seculares como o candomblé, pois sempre associam erroneamente ao satanismo. Daí o porque dessas associações infundadas do acontecido no Haiti com um castigo divino. Mas que eles saibam também que morreu católicos e prostestantes na tragédia, já que essa é segunda denominação religiosa no Haiti. O que tem a dizer sobre isso? Essas pessoas também foram castigadas? Santa Ignorância essa! Perdoai-os senhor, eles não sabem o que dizer!

    ResponderExcluir
  3. Ontem conversando um colega de trabalho vi essa mesma explicação para a tragédia no Haiti: "eles são adoradores do diabo, cultuam o candomblé, fazem bruxaria. Foi um castigo de Deus ele sabe o que faz" , Não sei como alguém que se diz cristão possa ter esse tipo de visão e ser assim tão desumano com pessoas pobres e miseraveis que estão sofrendo tanto. Cadê a compaixão, o amor cristã? Sou professora do municipal em Salvador e sei bem do preconceito que existe contra as religiões afro. Tive inumeros problemas quando ensinei história da cultura africana para meus alunos, filhos em sua maioria de evangélicos. Eles não conseguem entender a diferença entre história e tradição cultural e religião. É nitida a perseguição que existe com o candomblé e outras , sobretudo aqui em Salvador. Antes não era assim. Lembro que minha melhor amiga de infância era filha de batistas (do ramo tradicional)e eu , uma católica convivia muito bem como ela que frequentava minha casa em festas como São João e até o caruru de Cosme. Hoje em dia o crescimento dessas novas religiões está deixando a convivência entre religiões diferentes algo impraticável.

    ResponderExcluir
  4. Moro na Bahia há anos sempre admirei o sincretismo de seu povo. Sou praticante do judaísmo, uma fé diferente, mas entendo perfeitamente bem a importância das tradições milenares para a construção da identidade cultural de um povo. Você pode gostar ou não de uma religião, é um direito seu, mas não pode julga-la. Sei que é arriscado fazer generalizações contra qualquer tipo de fé, mas observo entre os seguidores dessas novas religiões preconceitos e discriminações com relação a outras. Tenho amigos protestantes de religiões como a Batista (tradicional) e os Adventistas que não se comportam dessa maneira, como muitos membros das chamadas religiões renovadas. Não quero dizer que todos sejam assim. Mas por que afirmar que Jesus é Deus, quando existe um número grande de religiões como o Judaísmo, o Budismo , o Islamismo que seguem outros avatares? Por que julgar-se sempre donos da verdade? Existem realidade fora deles. São religiões e tradições seculares, seguidos por milhares de pessoas. Isso não seria arrogância? E por que utilizar agora a religião como pretexto para justificar uma tragédia natural? Existe explicação científica para isso , o fenômeno já estava previsto para acontecer como já tinha alertado um congresso de especialistas , no ano de 2008.Providência divina? Não! Isso não justifica o extermínio dos judeus na 2 guerra, por exemplo. Isso foi ação do homem em seus jogos políticos de ganância e ambição. Deus é bondade, mas somos dotados do livre arbitro.O que aconteceu no Haiti é uma dimensão ampliada da própria omissão de políticos e do descaso com relação ao bem estar do povo que mora lá. É claro que ninguém escolheu ou determinou o terremoto. Mas aquela região é instavel, se fossem feitas construções adequadas, se houvessem equipamentos eficientes de resgates ou se houvesse um plano para terremotos, como ocorrem em países, como o Japão, os danos teriam sido melhores e muitas vidas teriam sido salvas. Com relação a esse pronunciamento do cônsul acho lamentável. Lembro-me até o episódio dos garis, quando as verdades foram ditas em off.

    ResponderExcluir
  5. Fico com a corrente dos espiritualistas que dizem ser a terra um lugar de provas e expiações, sendo que estamos todos sujeitos a contratempos e acontecimentos trágicos. Diferentes estágios de evolução de consciência explicam um pouco dos que muitos chamam de sorte. Mas isso não justifica que sejamos arrogantes e presunçosos a ponto de não nos identificar com a dor do outro. Temos uma parcela de culpa em tudo o que acontece no nosso planeta e temos por obrigação lutarmos para reverter essa situação. Deus não pode ser o culpado das nossas intempéries e aflições, ele apenas dá o traçado, mas somos nós que construirmos tudo, inclusive as interpretações equivocadas sobre sua personalidade. Sejamos complacentes e tolerantes com a ignorância, mas nunca silentes e omissos. Existem um pouco de cada um de nós naquelas vítimas do Haiti, pois somos humanos impotentes e desamparados na maioria das vezes, tão frágil que é a nossa vida.

    ResponderExcluir
  6. Quando somos solidários com a dor do outro estamos reforçando a nossa condição de humanos. Infelizmente essa mesma humanidade está ausente em muitas dessas novas religiões da atualidade. Somos feito da mesma essência independente de sermos do Candomblé, da Igreja Católica, das Religiões Protestantes. Quando os homens irão aprender a ler corretamente os textos sagrados? O que difere os evangélicos de um membro do Candomblé? Os primeiros estão com a razão e são filhos de Deus por que segue a Bíblia, o livro sagrado dos cristãos? E o que dizer da tradição oral dos ritos africanos que antecedem em termos históricos o próprio cristianismo? Será que ambos não poderiam estar certos? Por que essa divisão dos homens?
    Esse mesmo princípio adotado por algumas religiões que separa os fie e infiéis seria o mesmo que causaria as maiores injustiças do mundo.

    ResponderExcluir
  7. Se Deus se vingasse dessa maneira dos homems já teria lançando uma bomba em cima dos politicos corruptos. Por que eles sim, são os demônios.

    ResponderExcluir
  8. Esses evangélicos são mesmo descompreendidos em suas justificativas. O que dizer de Zilda Arns, católica praticante que morreu servindo ao próximo? Será que ela também foi castigada porque praticava bruxarias? Ignorância, viu?
    Simone Barros

    ResponderExcluir