terça-feira, 5 de janeiro de 2010

MAÇONARIA NO FANTÁSTICO

"Fantástico entrevista Dan Brown, autor do livro Símbolo Perdido, na tentativa de desvendar segredos da maçonaria."

A capacidade de circulação do conhecimento na sociedade contemporânea é um fato incontestável seja essa realizda para o bem ou pelo mal, deixando a todos a nítida a sensação de que tudo pode ser dito e nada pode permanecer oculto. O escritor Dan Brown , responsável por muitos dos best sellers da atualidade é a prova viva dessa tentativa de desvelar os grande mistérios da humanidade imersos entre os segredos das religiões e das sociedades secretas.
E assim, a Maçonaria, um dos temas do novo livro de Brown, o Símbolo Perdido, tornou-se matéria do programa da família brasileiro, o Fantástico da Rede Globo, em reportagem exibida no dia 03/01/2001. Justamente a Maçonaria, a complexa e milenar fraternidade, ainda pouco compreendida por muitos, envolta em lendas diversas, interpretada sob o cunho do satanismo para alguns dos perpetuadores da ignorância humana.
Nesse sentido, na entrevista que concedeu ao repórter do Globo, Jorge Pontual, Brown foi justo em desmistificar todas essas especulações nefastas que pairam sobre a ordem maçônica, reafirmando seu caráter deista que acredita na divindade existente em todas as crenças. Não sem razão , conforme exibido na matéria, a Maçonaria existe em diversas culturas e tradições, mantendo sob o altar em seus cultos os livros sagrados de todas as religiões, como prova evidente de liberdade e respeito.
Por esse motivo não pode ser considerada necessariamente uma religião, ao contrario do que poderia dizer uma possível associação à definição de deismo, apresentada pelo fantástico como uma religião e não uma corrente filosófica. Os marçons, libertários e tolerantes por natureza, conforme afirma Waldemar Zveiter , grão mestre da fraternidade, buscam : “aprimorar o gênero humano para que todos nós, um dia, possamos nos considerar seres humanos pertencentes a uma mesma e única humanidade”, ressaltando ainda a “missão de promover a fraternidade humana”, como código máximo da ordem.
A participação do grão mestre de uma das lojas brasileira, apresentada no programa global, em matéria anexa a entrevista de Dan Brown, é um perfeito completo a ideologia maçônica que apregoa a existência de um espiritualismo universal. Waldemar Zveiter , parlamentado com as vestimentas maçônicas acentua ,ainda, o caráter discreto e sigiloso da ordem, onde os membros são selecionados conforme critério próprio, em meio as imagens de um tempo maçônico, ricas em simbolismos e representações.
Contudo como tudo quase tudo em conteúdo midiatico é sucinto e superficial , importantes conhecimentos disponíveis na literatura especializada disponível sobre o assunto foram omitidas.
RITOS – Ritos são conjunto de cerimônias adotados em ordens e religiões com objetivo de transmissão de conhecimentos comumente adornado de simbolismo e significados específicos Na reportagem do fantástico , há referência ao rito escocês adotados na Maçonaria descrita por Brown, como originário nos Estados Unidos . Entretanto, o Rito Escocês Antigo e Aceito – REAA, é um entre outros adotados por lojas maçônicas em todo mundo , um dos mais praticados, que teve sua origem na França no século XVII, cujo título não designava uma nacionalidade , mas sim uma corrente de seguidores escoceses.
SÍMBOLOS MARÇONS - Esquadro e compasso entrelaçado, simboliza a união da matéria com o espírito. O compasso traça círculos perfeitos, retratando-se a eternidade; o esquadro confere o ângulo de 90º , expressão da retidão a ser adotada.
O OLHO QUE TUDO VÊ- Um olho retratado dentro de uma pirâmide, simboliza a onisciência divina, observando a humanidade. Pertence a iconografia maçônica retratada no século XVII, contudo sua origem pode estar associada ao olho de hórus da mitologia egípcia. Nesse sentido a explicação que Dan Brown apresenta para a pirâmide que ilustra a nota do dólar americano, pode ser concebida como verdadeira ,pois a sabedoria é certamente um atributo da divindade. Mas tentar reduzir a magnitude desse símbolo a retratações externas é uma abordagem no mínimo simplista.
ORIGENS DA MAÇONARIA - A Maçonaria tal qual se conhece na era contemporânea originou-se no século XVIII, com a criação de uma loja maçônica na Inglaterra. Denominada de Franco Maçonaria, possuía cunho especulativo e filosófico, diferentemente das corporações de ofícios da Idade Média que agregavam artesãos, engenheiros e construtores. Estudos ainda associam as origens primitivas da Maçonaria, à Antiguidade, através da lenda alegórica sobre assassinato do Mestre Construtor Hiram Abiff por três companheiros durante a construção do Templo de Salomão. O assassinato de Hiram Abiff estaria, assim, embutido de significados esotéricos, referindo-se, sobretudo a importância da lealdade, do sigilo e da prevalência do espírito sobre a matéria.
MAÇONARIA NOS ESTADOS UNIDOS - A Maçonaria chegou aos Estados Unidos ainda no século XVIII, estabelecendo-se possivelmente em Boston e Filadélfia ainda sob o controle do Grande Mestre provincial da Inglaterra. Importantes figuras históricas como Benjamim Franklin e George Washington foram membros maçons. A participação da sociedade da história americana é fato documentado historicamente , tal qual retrata Dan Brown em o Símbolo Perdido, entretanto é fato que essa influência pode ser notada em outros países , a exemplo do Brasil.
MULHERES NA MAÇONARIA – A Maçonaria tradicional , sociedade firmada sob a égide do patriarcalismo , diferente de algumas outras fraternidades secretas não aceitam mulheres em seus quadros , limitando a presença feminina a eventos sociais ,beneficentes e filantrópicos. Atualmente existem , inclusive no Brasil, algumas associações , seguidores de ritos maçônicos que possuem caráter misto ou feminino, entretanto não são Maçonarias formais, isto é não são aceitas pelas Potências Maçônicas tradicionalmente formadas e instituídas a exemplo da Grande Loja do Brasil ou Grande Oriente do Brasil.
GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO – Termo utilizado pela Maçonaria e outras denominações esotéricas que designa a existência de uma inteligência e poder supremo universal, fonte de toda a criação. Não deve ser tomando conceitualmente como uma caracterização antropomórfica da divindade retratada em algumas religiões.
Essas em todas outras abordagens a respeito do tema Maçonaria remontam imediatamente a complexidade de um universo impossível de ser traduzidos com precisão em livros de aventuras ou em produções cinematográficas. Nessa perspectiva emergem-se as tentativas da cultura pop que sempre busca reduzir a complexidade certos fatos ou situações a elementos circunstâncias e superficiais, tal como foi feita recentemente com a tradição milenar e esotérica da Cabala, transformada equivocadamente em religião de celebridades de Hollywood.
Por essas e outras, respostas a questão formulada por Dan Brown a respeito de possíveis poderes divinos atribuídos aos seres humanos não pode ser encerradas no Símbolo Perdido e muito menos em reportagens de televisão, pois essas se perdem em abordagens mínimas , aludindo-se unicamente a visões externas acerca de sociedade secretas, como a Maçonaria , em simples retratações históricas. Assim, matérias jornalísticas como essa veiculada no Fantástico torna-se apenas um mero roteiro ainda que imperfeito de informações que podem despertar, na melhor das hipóteses, em indivíduos mais atentos o anseio por um conhecimento mais profundo sobre o tema. Ademais é possível também considerar que dentro do arcabouço místico esotérico, quaisquer tentativas de perscrutar segredos insondáveis a respeito da vida é uma missão que vai além de uma mera interpretação racional de fatos e símbolos.
DAN BROWN FALA SOBRE A MAÇONARIA


FONTES:
SITES : http://www.comunidademaconica.com.br/default.aspx
http://www.freemasons-freemasonry.com/galdeano_ritos.html
http://www.solbrilhando.com.br/Sociedade/Maconaria/Dicionario_de_T_M/G.htm
http://www.maconaria.net/portal/
SUGESTÃO DE LEITURA
LIVROS: A Antiga Franco Maçonaria . Robert Ambelain
As origens da Maçonaria . David Stevenson
A Origem da Maçonaria - Jaime Balbino de Oliveira

2 comentários:

  1. A Maçonaria retratada no fantástico é um exemplo claro do que a nossa cultura é capaz de fazer com tradições seculares. Mas felizmente a essência da Maçonaria continua preservada pois é anterior a existência dos homens. È o culto a sabedoria do universo.

    ResponderExcluir
  2. Isso é um exemplo de que nem sempre podemos cnfiar nos meios de comunicação. A coisa é fazer uma pesquisa detalhada sobre o assunto e não acreditar em algumas fontes.

    ResponderExcluir