terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O MITO TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO

*Por Andréia de Oliveira

Velha retórica nos discursos dos políticos canastrões de plantão , a educação sempre surge como a menina dos olhos , um elemento capaz de atrair eleitores ,com suas lendárias promessas de promoção da igualdade social. “A educação liberta mentes e transforma vidas, qualificando mão de obra de excelência enquanto nos eleva a categoria de cidadãos no pleno gozo de seus direitos”, nos diriam enfaticamente os utópicos ou cínicos personagens do contexto social.

Idealismos ou oportunismos a parte, mas o fato é que não é possível fugirmos da realidade de que a educação no Brasil está longe de funcionar como uma alavanca para o desenvolvimento sócio-econômico que ambos apregoam seja por sinceridade ou conveniência. È bem verdade que nos últimos observou-se esforços no sentido de concretização da universalização do ensino fundamental e superior e que hoje cada vez mais membros das classes menos favorecidas têm acesso as universidades e escolas e podem, também ostentarem os títulos acadêmicos , em um ritual apenas restrito há décadas passadas aos membros mais abastados da sociedade.

Contudo dentro dessa perspectiva favorável que a democratização do ensino poderia oferecer, interessante questionar sobre qual seria o objetivo de lançar-se na sociedade um número crescente de jovens formados que dificilmente serão absolvidos pelo mercado. Não são poucos os detentores de algum diploma que buscam trabalhos nos serviços de telemarketing , vendas ou até mesmo disputam vagas para garis, como nesse concurso que ocorreu no RJ. -CLIQUE AQUI -

O que poderia ser apenas reflexo de uma crise no mercado de trabalho transpõe os aspectos econômicos, suscitando indagações relacionadas aos propósitos morais da formação educacional da atualidade no sentido de proporcionar o surgimento de sujeitos críticos, responsáveis ou atuantes dentro da sociedade. Não sem razão é crescente o número de universitários envolvidos em crimes ou que reproduzem comportamentos repulsivos como o caso dos três estudantes de medicina expulsos da Faculdade sob acusação de agressão e crime de racismo contra um trabalhador em Barão de Mauá, interior paulista. CLIQUE AQUI

Por todos esses aspectos, importante refletir sobre medidas ou política empreendidas na área da educação e sua real capacidade de promover mudanças que se façam sentir efetivamente. Por enquanto, parece que a educação resume-se a números e gráficos estatísticos onde quantidade substituir qualidade.

Nesse ínterim, interessante não questionar quanto à validade de programas a exemplo da política de acesso ao ensino superior, ilustrado pelo ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – e da política de cotas.: O ENEM serve para depois de formados os médicos sugerirem que pacientes com viroses amputem pernas erradas, matem inescrupulosamente seus enfermos. Para advogados suarem meses para passar “raspando” na prova da OAB. Para muitos engenheiros terem suas obras questionadas e por aí vai". Elenilson Nascimento.

LEIA O RESTANTE DA EXCELENTE CRÔNICA DE ELENILSON NASCIMENTO SOBRE AS TRAPALHADAS DO ENEM

FOTOS: GOOGLE




Um comentário:

  1. A educação esta entregue nas mãos de capitalistas e não educadores. È sempre os objetivos de lucro que imperam e não a formação de pessoas. É triste saber que gerações estão sendo perdidas enquanto muitos ganham com isso.

    ResponderExcluir