quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O TEMPO E SUA HISTÓRIA


Fecham-se as cortinas de mais um ato do espetáculo da vida humana. O fim de uma das etapas dessa nossa história feita de segundos, minutos, horas , dias, meses, anos..... . E o tempo esse nosso companheiro de jornada, apresenta-se para nós de forma incontestável agora que estamos a celebrar mais um marco referencial de sua passagem.

O tempo ! Não há como fugir dele , mesmo que momentaneamente nos deixemos levar pela teoria de Kant, para quem o tempo é apenas uma medida de organização da caótica realidade dos sentidos humanos. Mas o fato é para nossa vida objetiva de quantificação e classificação ele é uma certeza palpável e tangível .

Ao dia segue-se a noite; ao verão o outono; ao inverno a primavera; à lua minguante a lua nova; ao nascimento a morte em intermináveis e sucessivos ciclos de final e recomeço. E assim chegamos ao dia 01 de janeiro. Um dia qualquer de verão no hemisfério sul ou inverno no hemisfério norte, para quem atribuímos o poder mágico de transmutação e renovação.

Certamente os organizadores do Calendário Gregoriano, adotado no Mundo Ocidental , estabeleceram parâmetros religiosos para determinar o início do ano civil, em referências às comemorações do solstício de inverno realizadas pelos ritos pagãos, que ocorriam em dezembro, mês este que foi oportunamente adotado também como marco do nascimento de Cristo. E o tempo esse referencial primordial do dinamismo da natureza perde-se em convenções e imposições arbitrárias, quando boa parte de nós parece acreditar que grandes mudanças aconteceram pela simples virada de página de um calendário pré-fabricado. Enquanto isso a vida transcorre ao sabor das marés, em seus movimentos cíclicos de contínuos e incessantes altos e baixos, sinalizando-nos com toda precisão o que talvez seja o tempo.

TEXTO: Andreia de Oliveira

FOTO 1 : Google

FOTO 2: Montagem E. Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário