quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A ERA DA VIRTUALIDADE NAS RELAÇÕES


Jovem japonês casa-se com personagem de game revelando ,assim, a deterioração das relações humanas nesse início de século.


Por Andréia de Oliveira

Já é fato que as relações estabelecidas dentro dos limites dos ciberespaços substituem para muitos o contato próximo entre os seres em uma retratação perfeita das angústias existenciais do homem moderno. A solidão, essa tônica gritante da era contemporânea é sublimada através dos envolvimentos travados em sites de relacionamentos, salas de bate papo, ou qualquer outro meio virtual, utilizados, por alguns, como mecanismo de fuga ante a qualquer possibilidade de aproximação real com pessoas.

Nesse mundo virtual tudo se torna permissível e possível, sendo facultada a criação de cenários, identidades e situações dificilmente reproduzidas no mundo real, dado as conflitantes e contraditórias histórias de vidas que povoam a diversidade da espécie humana. E assim se percebe que a realidade virtual do mundo cibernético é um aliado potente da égide individualista que ilustra a personalidade desse cidadão do século XXI ,em seu apego excessivo à tecnologia na tentativa de recriar nas telas de computadores apenas o reflexo de suas própria imagens.

E foi assim dentro desse contexto irreal de felicidade que um japonês anunciou o seu casamento com uma personagem de games Nene Anegasaki , segundo ele a companheira ideal que não se chateia ou o aborrece com os problemas inerentes a todo casal de namorados. O jovem que parece esquecer a tempos de sua identidade verdadeira e de sua própria relação com o mundo, apresenta-se com o nickname de SAL9000, carregando a sua amada retratada na tela de um game para todos os lugares e em meio a juras eternas de amor ,afirma, categoricamente não precisar de nenhuma namorada humana

O que poderia ser visto como uma simples brincadeira ou devaneio típico de um fanático por vídeo - game é ,na verdade, a imagem de uma geração que prefere abster-se de qualquer contato humano a entrar no campo dos sofrimentos e decepções, típicas das relações humanas. Essas e outras aberrações decorrentes da sociedade da informação e da tecnologia parecem decretar um surgimento de um novo homem, autista e totalmente alienado ao mundo em que pertence, vivendo ilusoriamente em um ambiente artificial, onde obtém as satisfações de suas necessidades.

Caso como esses podem nos levar ao extremo do estereótipo humano desse início de século, contudo não é totalmente irreal face às características dos tempos presentes. Existem muitos SAL9000 espalhados , alheios às necessidades do próximo sob o lema máximo do individualismo acorrentados em algum cenário, sejam eles virtuais como as telas de um game ,ou, meramente ilusórios como a realidade artificial da sociedade de consumo em seus incessantes apelos às formas em detrimento da essência.


FOTOS: GOOGLE : 1 - A cerimônia de casamento de SAL.

2 - Lua de mel em Gaum.

FONTES: PORTAL MSN

FOLHA ON LINE





Nenhum comentário:

Postar um comentário