sábado, 5 de dezembro de 2009

O SEGREDO DA MAÇONARIA


Embalado pelo sucesso estrondoso do best seller ” O Símbolo Perdido” de Dan Brown, cresce o interesse do grande público pelas sociedades secretas.

Por Andréia de Oliveira

Muitos adeptos da teoria da conspiração podem encontrar no best seller de Dan Brown, “ O Símbolo Perdido” , revelações valorosas para o desvendamento dos segredos ocultos da Maçonaria, fraternidade que por estar tradicionalmente estruturada sob o signo do sigilo e silêncio sempre foi alvo de diversas especulações a respeito de suas possíveis práticas espúrias, maléficas ou satânicas. Dessa vez os holofotes se voltam para a formação de uma Nova Ordem Mundial – NOM - , formado pela instituição de um governo único mundial , através de políticas financeiras globalizadas , controle social e propagação da cultura do medo, por meio de grupos ou sociedades secretas poderosas, as quais figuraria a Maçonaria, dado a sua grande influência e participação em importantes episódios da história mundial moderna, notadamente a independência americana e a própria consolidação dos Estados Unidos da América.

De fato a presença da Maçonaria na história mundial moderna é algo recorrente , notado inclusive no Brasil através da independência e a proclamação da república, feitos estes, de ilustres maçons como Dom Pedro I e Marechal Deodoro da Fonseca. Contudo, não há indícios ou subsídios suficientes para se afirmar que essa participação seja obra de um grande complô orquestrado por um algum comando oculto, sendo evidente somente a ação de mentes libertárias , sintonizadas com demandas sociais, que idealizaram e realizaram as mudanças necessárias em determinados momentos da história.

E assim, se existe poder na Maçonaria, este se ampara, certamente, no conhecimento, legado de uma tradição secular de filosofia e prática do auto- conhecimento da condição humana, cuja origens remontam as Escolas de Mistério do Antigo Egito, ampliando-se pela herança judaico, em suas alusões à construção do Templo de Salomão e pela influência da Ordem dos Cavalheiros Templários da Idade Média. Atualmente organizada sob a égide da Francomaçonaria , desde do século XVIII, a fraternidade possui cunho especulativo e filosófico, mantendo contudo, o ideal dos “pedreiros” tradução do inglês “mason” e do francês “maçon”, das corporações de ofícios da idade média, detentores do segredo das construções de pedra , de suntuosas catedrais e palácios , que também se devotavam a lapidação da pedra bruta da essência humana , com a qual construíam o templo interior .

Dessa maneira pelo seu cunho visivelmente esotérico, a fraternidade sempre se pautou pelo sigilo e silêncio, como não poderia deixar de ser em épocas de trevas da ignorância humana, sobretudo na Idade Média quando a sociedade baseada no poder religioso perseguia e rejeitava qualquer conhecimento que desafiasse os dogmas católicos. E agora em pleno século XXI, mesmo a despeito da pretensa liberdade e diversidade de credos e ideologias da Maçonaria incorpora o caráter secreto como parte de uma tradição, que preserva um legado solidamente construído durante séculos.

Por isso mesmo, quaisquer tentativas de tornar público o segredo da Maçonaria perde-se em divagações superficiais , incompletas e sensacionalistas, embutidas que são do mais puro espírito conspiratórios, ou ainda, levando-se em conta o talento e senso de oportunidade de alguns é capaz de produzir interessantes enredos de ficção como no caso de “ O Símbolo Perdido “ de Dan Brown. Contudo, o mistério esse sim parece ficar submerso aos olhos da razão humana, afinal como dizia Fernando Pessoa, grande poeta lusitano, que ficou celebre também pela defesa da Maçonaria durante a ditadura de Salazar :Não procures nem creias: tudo é oculto “.

6 comentários:

  1. De fato toda a celeuma que existe sobre a maçonaria revela apenas o desconhecimento e a ignorancia humana. É mais fácil criar lendas, mitos e historias sobre o que não se conhecer, do que se permitir um estudo serio sobre o assunto. Até que gosto dos livros de Dan Brown, mas é nitido que ele apela para o sensacionalismo e ultiliza os artificios da teoria da conspiração para que se desperte o interesse pelos suas histórias. Paulo Mattos

    ResponderExcluir
  2. Batei e abrisir-vos-a, sabei entrar e lutai para no interior permanecer, se fores sincero em tua busca o segredo será revelado........

    ResponderExcluir
  3. Esse texto não tem nenhum fundamento.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto. Esclarece e desmitifica muitas lendas existentes,

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir