domingo, 22 de novembro de 2009

ESPIRITUALIDADE E MISTICISMO

"assim como é em cima, é embaixo”, o que não deixa de ser uma derivação criada pelos Cristãos, “assim como nos céus é na terra”.
"não existe a melhor religião”, o que existem são ferramentas elementares que vão conduzir indivíduos a caminhos de fé, ou aos caminhos das Verdades Absolutas.
“tudo ao nosso redor, toda matéria, consiste e vem de uma Energia Divina”.

*Por Glayson Guimarães Morais

O homem, em essência, dentro de uma das vertentes de sua Bicameralidade (inconsciente), reconhece a existência de um principio Criador, criador de todas as coisas existentes, chamado Deus. Aceitando esse principio, concordamos que existe um Grande Arquiteto, conhecedor de todas as Fórmulas da criação, dentre os mundos visíveis e invisíveis.

Mas, devo dizer que muitos de nós perdemos a conexão, muito poucos a tem, alguns se conectam, a maioria esta perdida (barreira), mas onde nos perdemos? Que espécie de programas tem seguido (Machado de Assis)? Este véu tem ofuscado visões (cega), e faz perder o Norte, ou melhor, o “Leste”, mas é uma Lei, estamos destinados a retornar a Casa do Pai Celestial.

Mas afinal, o que é Espiritualidade? Entende – se por Espiritualidade uma dimensão da pessoa humana que traduz segundo diversas religiões e confissões religiosas, o modo de viver característico de um crente que busca alcançar a plenitude da sua relação com o transcendental. Por outro lado, misticismo é a busca da comunhão com a identidade, com, consciente ou consciência de uma derradeira realidade, divindade, verdade espiritual, ou Deus através da experiência direta ou intuitiva.

Dadas as definições acima, acrescento, se ambos os caminhos não promoverem em você fiel crente, ou Buscador, a Renovação (regeneração ou mudança) interior, saiba que não atingiu o centro de seus objetivos, reveja imediatamente vossos atos e ações frente à Espiritualidade ou ao Místico Esotérico. Posto isso, retomo acrescentando, a Espiritualidade e o Misticismo sempre foram em essência uma derivação do mesmo principio, ou seja, sempre fora o “Manto”, com o passar dos séculos, a humanidade Evoluiu, em conseqüência, o Manto teve que se adequar a essa mudança, ou seja, o Manto foi cortado, para que coubesse e aquecesse o seu usuário, não deixando assim, de continuar servindo como ferramenta primordial para a Evolução de seus adeptos, seja nos caminhos de fé, ou nos das Verdades Absolutas, “o manto é composto da mesma Energia Divina que está em tudo”. Que o calor do seu Manto, caro leitor, propicie a você um olhar mais aguçado para a realidade que o cerca, e que você obtenha todas as suas respostas, sabendo claro, que elas estão depositadas em você, pois vós sois um Templo.


*Glayson Guimarães Morais é membro da Ordem Rosacruz, estudante autodidata de misticismo e filosofia, presidente da Associação de Produtores Rurais de Salto da Divisa -MG, trabalha com o desenvolvimento e implementação de programas de viabilização econômica e aumento de renda de comunidade rurais do norte de Minas.


4 comentários:

  1. Muito bom o texto. O misticismo é um mecanismo que liga o homem a seu criador, sem intermedios , como fazem as religiões. Essa é a verdadeira espiritualidade. O que esta em cima é como o que tá embaixo, então também temos essa essência divina.
    Antonio

    ResponderExcluir
  2. Bonito e profundo texto, parabéns!Palavras de um Místico.

    ResponderExcluir
  3. Senhores, muito obrigado pelos comentários...

    Sou-lhes grato pela imensa bondade... Agradeço também a Nobre Irmã Andréia Melo pelo espaço concedido...

    Paz Profunda a todos... Glayson Guimarãs Morais...

    ResponderExcluir
  4. Meus diletos, esse texto também está disponível no site:

    www.formadoresdeopiniao.com.br

    Obrigado a todos...

    ResponderExcluir