sábado, 28 de novembro de 2009

DAN BROWN E A MAÇONARIA

"O símbolo perdido” de Dan Brown promete desvendar os segredos da Maçonaria, despertando a curiosidade de milhares leitores em todo mundo.
Por Andréia de Oliveira

“O símbolo perdido”, novo livro de Dan Brown, lançado nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra em setembro último, chega ao país com a tiragem inicial de 800 mil exemplares. A expectativa é reproduzir no Brasil um novo fenômeno de vendas , já que no primeiro dia de lançamento mundial , o título obteve a marca de 1 milhão de exemplares vendidos.

Escritor polêmico epopular , duramente atacado pela crítica literária , Dan Brown, que teve seu livro, O Código Da Vinci , um campeão em vendagem que já ultrapassou a marca de 70 milhões de exemplares , eleito pelo Jornal britânico de “The Times” como o pior título da década, apresenta nessa nova produção uma continuação da história do professor de simbologia Robert Langdon , em mais uma de suas incansáveis missões de busca pelos segredos ocultos da humanidade. Dessa vez, Lagdon promete desvendar os mistérios da fraternidade maçônica, lançando-se na procura por uma pirâmide que guardariam grandes verdades desconhecidas por todos.

Ao contrário da celeuma causada pelo confronto com os milenares dogmas da Igreja Católica, em "O Código Da Vinci" , " O Símbolo Perdido" não oferece a possibilidade de grandes debates, uma vez que os maçons adotam uma postura libertária e democrática em seus posicionamentos e o próprio Brown já declarou simpatia a organização que esteve presente em importantes acontecimentos da história americana, como a proclamação da independência. Essa intrigante fraternidade, que está estruturada sob a atual configuração desde século XVIII, com a instituição da Franco- Maçonaria é ativa em diversos países do mundo, adotando como princípios o respeito a religião e as tradições e costumes dos locais onde está instalada.

TEMPLO MAÇONICO

De caráter secreto, a fraternidade que só admite em seus quadros, membros do sexo masculino esta firmada sob o selo do silêncio e do sigiloso. Logo não se espera que Brown, desvende grandes mistérios e se ocupe senão da exposição de conteúdos já publicados e abordados na literatura especializada sobre o assunto.

De qualquer forma “ O Símbolo Perdido” , cuja capa traz ,curiosamente, a rosa um dos símbolos da fraternidade dos rosacruzes e não o esquadro e compasso entrelaçados signo da Maçonaria, promete trazer informações importantes para os que desconhecem totalmente o assunto. Certamente uma possível associação entre essas duas fraternidades , que possuem em comum o cunho secreto , tradicional , iniciático e esóterico.

Dessa maneira, o livro gera expectativas de fornecer interessantes elementos introdutórios para os que desejam lançar-se ao estudo das ciências esotéricas , presentes nas sociedades secretas. Para outros leitores ,entretanto, “ O Símbolo Perdido” será somente uma oportunidade de diversão, dado o movimentado enredo , bem aos moldes da teoria da conspiração, com direito a muita aventura e ação.


Um comentário:

  1. Apesar de superficial, o livro nos faz refletir sobre questões que estão ocultas aos olhos da grande massa.

    ResponderExcluir