domingo, 22 de novembro de 2009

2012:LENDA OU REALIDADE


"Recentes pesquisas científicas comprovariam as predições do filme 2002"

Por Andréia de Oliveira


O filme do diretor Roland Emmerich, que já dirigiu Independence Day e o Dia Depois de Amanhã, bem ao gosto do cinema catástrofe , traz de novo à cena as discussões sobre o fim dos tempos ,bastante popular nos dias de hoje ,desde de que a profecias de Nostradamus sobre o final da história da humanidade, que ganhou a grande mídia em 1999. Assim, envolto nesse clima apocalíptico chegou as telonas, 2012, uma superprodução que custou US$ 200 milhões , com efeitos especiais incríveis que mostra , a destruição das principais cidades do mundo, entre elas o Rio de Janeiro, que tem o monumento do Cristo engolido pelas forças das águas, provocada por tsunamis.

As previsões sobre o fim das eras estão presente nos textos sagrados de todas as grandes religiões, como o Cristianismo, o Hinduísmo , o Budismo, o Islamismo e o judaísmo escritas em linguagem simbólica e enigmática profetizam ou que seria o dia do juízo final. As predições dos maias, entretanto, tema de fundo de construção do enredo do 2012 , são baseadas em um objetivo calendário que predizem fatos e eventos, sinalizando como data final o dia 21 de dezembro de 2012.

As previsões sobre o fim das eras estão presente nos textos sagrados de todas as grandes religiões, como o Cristianismo, o Hinduísmo , o Budismo, o Islamismo e o judaísmo escritas em linguagem simbólica e enigmática profetizam ou que seria o dia do juízo final. As predições dos maias, entretanto, tema de fundo de construção do enredo do 2012 , são baseadas em um objetivo calendário que predizem fatos e eventos, sinalizando como data final o dia 21 de dezembro de 2012.

Essa misteriosa civilização que floresceu na América Central há mais de 2.000 anos antes da Era Cristã, destruída pela chegada dos espanhóis no século XV, possuía um complexo sistema social, político, científico e artístico, sendo objeto de estudos de pesquisadores da atualidade diante de seu inegável avanço ante as sociedades da época pré-colombiana. Entre as sete profecias, escritas há séculos atrás, duas em especial fazem alusões aos problemas ambientais dos dias atuais como o superaquecimento global, derretimento das calotas polares ou aumento das radiações solares, que comprometem o equilibro do ecossistema e a sobrevivência futura da espécie humana no planeta.

Embora tais previsões careçam de maiores fundamentais aos olhos da ciência cartesiana o fato é que algumas publicações de origem científica , apresentam resultados de estudos que corroboram com o enunciado dos maias acerca das grandes catástrofes naturais responsáveis pelo fim da vida no planeta . O livro “Apocalipse 2012: as Provas Científicas Sobre O Fim Da Nossa Civilização” de Joseph E. Lawrence revela o aumento da atividade e radiação solar , o rompimento do campo magnético da terra, em um cenário capaz de provocar grandes explosões solares , a ponto de reverter os eixos da terra , ocasionado grandes terremotos e inundações, deixando aos sobreviventes uma atmosfera típica de uma guerra nuclear.

Recentemente uma publicação semelhante, que circulou bastante na internet em e-mails e sites especializados, de Jonathan Leake do Jornal inglês “The Sunday Times” apresentou os dados colhidos do satélite dinarmaquês Orsted que verificaram falhas no campo magnético da terra situados sobre o Sul do Atlântico e do Ártico como se estivesse sendo preparando uma possível inversão dos pólos norte e sul. O estudo afirma ainda, que o núcleo da terra, responsável pelo equilibro do campo magnético, estaria passando por transformações intensas, que anteveria uma provável mudança dos eixos magnéticos, como afirma o Centro para a Ciência Planetária da Dinamarca.

Pesquisa do geólogo norte-americano Greg Braden, um dos maiores estudiosos do assunto, autor do livro Awakening to Zero Point (Despertando para o Ponto Zero – ainda não traduzido para o português) vai mais longe ao levantar a hipótese do ponto zero, como se a terra estivesse perdendo a velocidade de sua rotação, até atingi a velocidade zero. Segundo o geólogo norte – americano , a terra que estaria atravessando um cinturão de fótons, perderia gradativamente a sua rotação, ficando estacionada por dois ou três dias , provocando a trocar da direção dos pólos, até que o planeta volte a girar no sentido contrário.

Embora a ciência oficial não assine embaixo das teorias de Braden, a hipótese da troca de posição dos pólos é uma teoria aceitável , uma vez que o próprio sol, a terra e outros corpos do universos estaria sujeitos a esse processo em ciclos determinados de ano, havendo assim indícios de que o planeta já passou por tal situação. Entretanto para Nivaor Rigozo, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) não há possibilidade dessa inversão acontecer no prazo de dois anos, como preconiza os adventos do Calendário Maia e os teóricos do Ponto Zero.

E assim para os que acreditam ou não acreditam nas previsões apocalípticas de 2012 só resta esperar para que se concretizem ou não. Enquanto isso, assistam 2012, uma obra de ficção ou não ficção, capaz de lançar profundos questionamentos quanto a possibilidade de extinção da raça humana, ameaçada pelo desrespeito mútuos entre seus semelhantes e pela exploração irresponsável do meio ambiente.

3 comentários:

  1. Assiti ao filme 2012. Eu gostei muito dos efeitos e da produção. Já conhecia as profecias do maias , mas não sabia que já havia estudos científicos sobre a ocorrência desses fenômenos no planeta. Não sei se é verdade, mas esse cenário é assustador.

    ResponderExcluir
  2. Antonio
    A inversão dos polos da terra é uma realidade plausível, já que a ciência oficial admite ja ter ocorrido em outros tempos. O proprio tsunami de 2004 já causou inclinação no eixo da terra em alguns graus.As profecias maias nos falam do advento de um novo tempo, onde a terra teram uma melhora no seu padrão evolutivo. Assim, levando-se em consideração a própria evolução da natureza, não creio que essa mudança será assim catastrofica como prevê o filme. Haverá uma seleção natural, acredito. Agora acho interessante que se divulguem mais o trabalhos de pesquisa desses novos cientista, sobretudo Greg Braden que desenvolve um interessante trabalho unindo ciencia e esoterismo.

    ResponderExcluir
  3. A cena que eu achei mais legal é a em que o velho e sábio Lama tibetano conversam com um jovem monge, tomando chá... Bom sobre o possível cataclismo eu ainda tenho ressalvas e uma certa preocupação, seria difícil com os fótons que mesmo em suma quantidade não interferem diretamente na estabilização magnética devido sua dobra de onda, porém devemos nos ater aos neutrinos, estes sim podem perder estabilidade e ganhar massa, algo que complicaria e bastante a trespassagem por nossa querida terra Gaia. Mas o assunto é delicado, quem sabe passe que nem um calafrio, como na chegada do ano 2000, rs... engraçado que no filme, ricos e escrupulosos humanos sobrevivem, e mesmo assim a mãe Africa está lá, foi o principio, será o meio e quem sabe o fim...
    Beijo Andréia.
    Felipe Galvão

    ResponderExcluir