sexta-feira, 16 de outubro de 2009

AS VOZES DOS " MIL COMPASSOS"


Baladas e Suspiros no Cárcere de Insights : a relevante necessidade das palavras do escritor baiano Elenilson Nascimento 
Por Andréia de Oliveira


Uma das vozes mais retumbantes do livro “Poemas de Mil Compassos”, o escritor, poeta e jornalista, Elenilson Nascimento, realiza, em Baladas & Suspiros no Cárcere de Insights, um testemunho vivo do conturbado espírito desse início de século. Em um estilo que mescla desde o realismo niilista ao subjetivismo moderno , o poeta baiano expõe com precisão e beleza todas as mazelas que afligem o homem contemporâneo em sua difícil relação com o mundo.
Em seu vasto universo poético, o autor aborda assuntos atuais, passeando livremente pela temática amorosa, social , política , religiosa e ideológica . Toda essa variedade de temas e situações encabeçadas pela angústia existencialista de sua época.
Qual real e presente é a ausência do amor, mesmo em meio a intimidade dos corpos: “ Debaixo do lençol – onde a língua alcança , não tem nada....,nada....., nada...”. ? (in Baladas & Suspiros no Cárcere de Insigths” ) Proximidade , esta que pode separar , segregar, isolar na solidão das mãos que não mais encontram a si mesmo.
A busca metafórica por si mesmo escancarada na realidade materializada dos apelos alucinógenos do Cristo cristalizado: “ Não esse Cristo de Jenipapo, jabuti, pato, paca, capim....., mas aquele outro lá no fundo, meio louco, meio rude, meio anarquista, meio alarmista, meio torto, meio amoral, meio porra-louca do patamar da minha subsistência....e do altar dos meus deslizes e pecados.” (In Baladas & Suspiros no Cárcere de Insights ). Nada mais do que a angústia ideológicas de um tempo, que se mascara na busca desenfreada pela fé de aluguel das religiões lideradas pelos pseudos profetas.
Entre existir e sentir nessa era nossa das incertezas, a frágil condição humana sublimada pela urgência da sociedade da informação: “ Mas a informação passou a ser mercenária que até mesmo antes de sua digestão, ela é mais importante do que sua intervenção”. (In Baladas & Suspiros no Cárcere de Insights). A indiferença ante o sofrimento estampada nos telejornais diários, nada mais reflete do que a própria tônica da crise moral de uma sociedade que elegeu a superficialidade como valor máximo.
Tamanha leviandade nos fatos e informações encontra par no conflito extremo travado entre o poeta e a busca da inspiração perdida no vazio da existência humana em meio as catástrofes , mandos , desmandos , dúvidas e abandonos : “ as verdadeiras idéias dos insights não são as mesmas que percorrem o poeta antes de escrever o poema , mas as que depois, com ou sem sua vontade, com ou sem vírgulas, se depreenderam naturalmente da sua obra “. E assim percebe-se a contraditória necessidade das palavras, a necessidade de captura do real no irreal, da expressão gritante no vazio.
Por essas razões, o poema “Baladas & Suspiros no Cárcere de Insigths” é a justificativa da existência do poeta perante o mundo. A insistente e irrevogável tentativa de organização de idéias caóticas, presente nas insanas e utópicas mentes, para que por fim sejam traduzidas em expressivas palavras que poucos conseguem dizer.




Um comentário: