sexta-feira, 7 de maio de 2010

O ABSURDO DOS ABSURDOS SEMPRE ACONTECE NA BAHIA

Dentre todos os estados que recebeu a Parada Disney, a Bahia foi o único a conceder generosos R$ 500 mil para que o evento privado acontecesse na capital baiana, no último dia 02 .


O que era para ser uma celebração do eterno estado de bem viver do baiano, dessa vez destinada ao público infanto-juvenil, transformou-se em um grande pesadelo, ao menos para boa parte das cerca de meio milhão de pessoas que se dirigiram a orla de Salvador para vê de perto o desfile dos personagens Disney. A extrema desorganização do trânsito e o congestionamento que se formou nas imediações do local do evento, fez com muitos não chegassem a tempo de assistir o espetáculo programado para durar uma hora e meia, mas que só durou 45 minutos, frustrando ainda mais o público que chegava atrasado ao local depois de vencer toda sorte de intempéries.

O fracasso do evento foi estampado em alguns jornais da cidade e também no blog Literatura Clandestina , engrossando o rol das queixas de pessoas decepcionadas que saíram de casa cedo com suas crianças e nem de longe conseguiram acompanhar o evento. Contudo , talvez o maior acinte não tenha sido necessariamente o fracasso do evento e sim o patrocínio estatal de R$ 500.000,00 (QUINHENTOS MIL REAIS) ao evento privado.

Dentre todos os lugares que receberam a Parada Disney, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal , somente em solo baiano houve a disponibilização de verbas públicas para o espetáculo, que já contava com o patrocínio oficial da empresa Nestlé. Segundo, a Bahiatursa, órgão responsável pelo turismo no estado, uma das justificativas ao patrocínio estatal ao evento estaria no seu potencial em atrair visitantes à cidade, o que não foi sequer notado na rede hoteleira da cidade, segundo o superintendente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis da Bahia ( Sindhotéis) .

Mas ao que parece mesmo segundo informações da nota emitida pela assessoria da Bahiatursa o objetivo do patrocínio seria uma maior divulgação do estado no cenário nacional, dado uma expectativa de ampla cobertura da mídia . Curiosa essa justificativa, uma vez que o mesmo evento já havia acontecido em grandes centros do país sem a necessidade de nenhum centavo de incentivo dos governos dos estados e assim pouco se esclareceu em torno da aplicação dos R$ 500 mil disponibilizados ao evento pela Bahia.

Mas tudo bem, ao menos em se tratando de divulgação , o evento atraiu os holofotes da mídia local , no quesito desorganização e despreparo , sendo nítida a ideia de que alguma espécie de planejamento e infraestrutura só é cabível em épocas de carnaval. E assim vamos perpetuando a nossa imagem dos reis dos “rebolation” , as vésperas de mais uma copa do mundo.


IMAGENS DOS CAOS NO TRÂNSITO DA CIDADE

NAS IMEDIAÇÕES DO EVENTO

FONTES: PORTAL DA METRÓPOLE / JORNAL DA METRÓPOLE
BLOG LITERATURA CLANDESTINA


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