Por Elenilson Nascimento
Lembro desse livro n
Acho que o objetivo principal do autor não era, segundo o ponto de vista desse humilde fã, relatar ao leitor a evolução da Filosofia ao longo do tempo, mas sim fazer com que este não ficasse tão indiferente àquilo que o rodeia. Mesmo depois de todo o êxito inicial e de se ter tornado quase de imediato um best-seller, o livro continua a ser lido, relido, exaltado e resenhado hoje em dia, por milhares de pessoas, em particular por leitores jovens. E isso é conseguido através das respostas dos grandes filósofos às questões que sempre afligiram o mundo.
No livro, às vésperas de seu aniversário de quinze anos, a garota Sofia começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Bilhetes anônimos que perguntam a menina quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.
"A capacidade de nos surpreendermos é a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos (...). E agora tens que te decidir, Sofia: és uma criança que ainda não se habituou ao mundo? Ou és uma filósofa que pode jurar que isso nunca lhe acontecerá?... Não quero que tu pertenças à categoria dos apáticos e dos indiferentes. Quero que vivas a tua vida de forma consciente."
O autor Jostein Gaarder, professor de filosofia do ensino secundário, conseguiu de uma forma original desenvolver uma aventura cheia de reflexões e perguntas através da história da filosofia desde o princípio dos tempos, coisa que muito professores não são capazes (ou não se interessam) de fazer.
Em 560 páginas, que deveria ser leitura obrigatória para todos, o autor é leve, interessante e prende o leitor. No entanto é preciso frisar que o assunto é FILOSOFIA, então se você não é lá muito dado a assimilar esse tipo de conhecimento, então certamente o livro lhe parecerá chato. Por outro lado, se você é curioso e gosta de aprender sobre a origem das coisas – nesse caso, a origem do pensamento ocidental – então essa é uma ótima opção para se iniciar no mundo da filosofia. O final é surpreende, envolvente e questionador, ficando com aquele gostinho de quero mais. Algo que é raro quando se tenta romancear algo que é por natureza analítico e desprovido de emoções. (“O MUNDO DE SOFIA - Romance da História da Filosofia” de Jostein Gaarder, romance, 560 págs, Companhia das Letras – 1991)
+ Aproveite

DVD 2
FONTE: COMENDO LIVROS
É muito bom esse livro. Filosofia boa e simples ao acesso também dos leigos. Li há uns 10 anos atras e recomendo para os meus alunos. È possível vê como a filosofia se aplica nas coisas do cotidiano.
ResponderExcluirÉ uma pena que no 2º grau não temos uma visão mais completa sobre a filosofia. Apesar de ser obrigatório a disciplina no ensino médio, a maioria dos professores passam apenas trabalhos e não fazem uma abordagem mais séria sobre o assunto.
ResponderExcluirNão acredito que seja possível ensinar filosofia de forma profunda atráves de um romance. De qualquer forma esse livro funciona como uma boa introdução ao assunto, mas de maneira alguma esgota o tema. Francisco Cardoso.
ResponderExcluir