domingo, 7 de março de 2010

SE DEUS EXISTE, ELE É MAL?

" Difícil imaginar um conceito absoluto por essência. O que seria o feio mesmo senão uma própria antítese do belo? Busquemos, então, o Deus absoluto longe dos homens"
*Por Andréia de Oliveira



Um dos argumentos comumente utilizado pelos ateus na sua descrença em Deus reside na existência do mal como contraponto ao bem em um mundo que por sua origem divina deveria somente abrigar a perfeição e a virtuosidade. Se Deus existe, sendo por excelência essência sublime como o mal poderia manifestar-se de forma tão contundente no mundo?
A religião dogmática, notadamente o cristianismo atribui a ocorrência do mal a uma espécie de força antagônica à Deus, representada em muitas tradições como a figura do satanás ou diabo. De imediato tal argumento esbarra na simples suposição de que a preexistência de alguma força contrária e de igual magnitude a Deus Supremo Criador do Universo, seria uma própria negação da onisciência, onipotência e onipresença do poder divino tal quão se define na teologia: aquela que tudo sabe, sendo capaz de realizar tudo e está em todos os lugares.
Contudo, o atributo do mal está presente em vários textos bíblicos, a exemplo da narrativa sobre o assassinato de Abel pelo seu irmão Caim que prontamente remete a situações da vileza, crueldade e barbaridade do caráter humano. Mas o homem não seria, como preceitua as sagradas escrituras, feita a imagem e semelhança de Deus?
Em parte sim, contudo a prerrogativa do livre arbítrio, capacidade de escolha consciente entre as diversas situações da vida, por si própria já determina a opção entre dois caminhos e conflitantes, via através do qual o mal poderia manifestar-se. Então o homem, fruto da essência divina, perfeita por essência, também estaria apto a reproduzir o mal em suas ações e pensamentos?
A conturbada experiência da civilização humana em seus declínios e apogeus, santidade e insanidade, genialidade e imbecilidade demonstram que sim. Logo ao retratar-se aos arsenais de atrocidades produzidas pelo homem em oposição a sua natureza divina , expressar-se a dualidade de toda criação terrena.
A dualidade como faces distintas de um mesmo objeto explica as nuances do comportamento humano na terra e em outras palavras a dimensão do que se poderia definir como o mal. Tais ideias são brilhantemente expostas nesse vídeo , onde o jovem garoto identificado como Albert Einstein defende a existência de Deus , a despeito do mal, tendo por base a dualidade das coisas.

Como sentir frio sem nunca experimentar a sensação do calor? Como saberíamos o que é escuridão se nunca tivéssemos vislumbrado a luz? Relativismo é necessário para a definição de todas as coisas existentes, e a lei da dualidade manifesta-se pela constante interposição dos opostos, sinalizando o nascimento e a morte nesse mundo dual por essência.
Difícil imaginar um conceito absoluto por essência. O que seria o feio mesmo senão uma própria antítese do belo? È justamente nesse mundo material onde a dualidade ganha contornos inconfundíveis a própria noção de REALIDADE é falha e deturpada de modo que se vive de sobremaneira as “mayas”, ou ilusões como bem definiu os orientais.
Se Deus existe de fato como colocar as interfaces do bem e do mal? Apenas dois lados da mesma moeda? Divagações filosóficas a parte, mas o fato é que homem marca sua jornada pela terra pela incessante interposição dos opostos, em seus atos pontilhados pela escolhas entre o bem e o mal.
BUSQUEMOS, ENTÃO, O DEUS ABSOLUTO LONGE DOS HOMENS.

3 comentários:

  1. Busquemos Deus longe dos homens e das religiões. Belo texto, Andréia e parabens pelo seu dia.

    ResponderExcluir
  2. A dualidade está presente nesse mundo material. Assim observamos o dia e a noite, a vida e a morte , o quente e frio que apesar de serem contraditórios entre si representa a mesma coisa, só divergindo em questão de polaridade. O homem deve buscar esta acima das polaridades, optando pelo caminho do meio. Deus não é bom, nem mal, ele simplesmente é.

    ResponderExcluir
  3. É INCRIVEL HOJE EU ESTAVA PENSANDO SOBRE DEUS CRISTALINO (OU SEJA: DEUS SEM METARFORAS OU ALEGORIAS, MAIS PURO,LIMPO TRANSPARENTE) E VC APRESENTA ESTE TEXTO MARAVILHOSO. PARABENS.ALEXANDRE

    ResponderExcluir