*Por Elenilson Nascimento
Todo mundo já sabe (eu acho) das dificuldades que nós, autores independentes, temos de editar e distribuir nossos trabalhos. Mas já é notória a condição do Nobel como o maior prêmio literário mundial, tanto que o Lula quer ganhar a todo custo o Nobel da Paz! Menos notório é o significado real dessa condição: o Nobel é o maior prêmio porque tem a maior premiação, em torno de 1 milhão de dólares. Fora isso, tudo é duvidoso. A começar do fato de o Nobel de literatura ter-se transformado, de maneira mais ou menos confessada, em um prêmio rotativo multiculturalista. O que não é absolutamente uma homenagem às literaturas nacionais premiadas como crêem os ingênuos, mas uma profunda (des)homenagem, pois fica implícito, pela própria rotatividade do prêmio, que quem ganha em primeiro lugar são as supostas “amizades” estabelecidas.
Como eu ainda não tenho “amizades” estabelecidas nesse meio, vou galgando degraus aqui mesmo. Pena que os prêmios nunca são em dinheiro, mas em livros. Mas a recebe sapatos e roupas como pagamento pelos desfiles? NÃO! Gisele BündchenRubens Barrichello recebe gasolina como prêmio quando ganha uma corrida? NÃO! David Beckham recebe chuteiras como prêmio do Milan, da Itália, pelos seus gols? NÃO! O Guga recebia bolinhas de tênis quando jogava? NÃO! A Ivete e os pagodeiros recebem CDs como pagamento pelos seus shows? NÃO! Mas a maioria dos autores “sem mídia” recebe livros! Não que isso seja uma coisa ruim. Mas bem que poderia rolar uma premiação em grana!
Portanto, amigos leitores e ledores, o meu recém-lançado romance “Clandestinos” (2010) está concorrendo ao “I Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea”, criado pela editora Clube de Autores e afiliados. Além dele, outros três livros meus estão concorrendo na mesma categoria:
O reeditado “Palavras Faladas Fadadas Palavras” (2010) – meu primeiro livro de poemas; “Memórias de um Herege Compulsivo” (2009) – meu livro de contos; e a antologia de poemas que eu organizei “Poemas de Mil Compassos” (2009). Em suma, vote em todos os QUATRO e mande todos os amigos e inimigos votarem também até o dia 30/06.
O “I Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea”, criado em conjunto com a comunidade autoral e editora Clube de Autores, está dividido em duas etapas:
Na primeira (que vai até o final de junho), todas as obras inscritas serão submetidas a votação popular pela capa e sinopse. As 10 que receberem melhores notas e votos irão para a segunda e última etapa, com análise (também popular) do primeiro capítulo da obra. Indo até o final de julho, esta segunda etapa coroará o vencedor com uma tiragem de 50 exemplares, revisão ortográfica e gramatical e espaço para lançamento de sua obra na Flip - Festa Literária Internacional de Paraty. Tanto os finalistas quanto o vencedor levarão selos com menções honrosas nas páginas dos seus livros. Portanto, clique abaixo e vote para que os livros ganhem mais reconhecimento e mérito.
P.S. Em suma, clique no link abaixo, entre no site da editora, clique nas QUATRO CAPAS e vote para que os meus livros ganhem mais reconhecimento e mérito. Pô gente, me ajuda a espalhar isso na rede. Coloque nos seus blogs, Orkuts e Twitters e etc...
fonte: Clube de Autores